Páginas

sábado, 30 de janeiro de 2010

MESA REDONDA DISCUTE PROJETO VALENÇA 2014

O Programa Mesa Redonda da Valença FM/Clube de Valença colocou em pauta neste sábado (30/01) o tema meio ambiente que está relacionado entre os 21 projetos sobre a inclusão de Valença no contexto da Copa do Mundo 2014, apresentados no sábado passado pelo professor Dário Loureiro no Portal Rio Una. Participaram do Programa o empresário e ambientalista Domício Maia, o presidente do IDESV Roque Campelo, Arizonardo Amorim -que foi tirar as dúvidas e responder perguntas relacionadas ao tema -, além dos repórteres Rodrigo Mário Rolando na Orla) e Magno Jouber (Portal do Baixo Sul) que fizeram questionamentos, bem como o público, através do telefone, além do apresentador do Programa Dorgival Lemos.
O Programa, que é formado de 21 projetos e gerou muita polêmica e será debatido semanalmente nas emissoras.
Magno Jouber

CONCURSO PREFEITURA DE CAIRU

A Prefeitura de Cairu disponibilizou edital para realização de Concurso público para níveis médio e superior. A remuneração varia de R$ 510,00 a R$ 1.800,00.
As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora CONCEPÇÃO em parceria com a Prefeitura de Cairu.
As inscrições devem ser feitas de 28 de janeiro a 15 de fevereiro de 2010.Instruções no site:http://www.resultadoconcursos.net/concurso-prefeitura-de-cairu-ba-2010-218-vagas/
Cargos disponíveis:
- Nível Superior: Analista Ambiental [1]; Assistente Social [1]; Auditor Fiscal [3]; Cirurgião Dentista [1]; Enfermeiro [1]; Fisioterapeuta [1]; Médico Clínico [1]; Nutricionista [1]; Procurador Jurídico [1]; Professor Fundamental II – Artes [7]; Ciências [15]; Educação Física [6]; Geografia [16]; História [15]; Inglês [7]; Matemática [17]; Português [19];
- Nível Médio: Agente de Tributos [5]; Agente de Vigilância Sanitária [2]; Assistente Administrativo [16]; Fiscal de Obras [2]; Guarda Ambiental Municipal [6]; Professor Fundamental I [72]; Vigilância Endemiológica [2].

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

PREFEITURA DE CAIRU INICIA OBRA DE REQUALIFICAÇÃO DO MORRO DE SÃO PAULO


Clique na imagem para ampliar

Superintendente do MPA entrega carteira de pescador n° 100 mil no dia de Iemanjá


No dia 02 de fevereiro, a Superintendência Federal do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) na Bahia realiza o Ato de Entrega da Centésima Milésima Carteira de Pescador Profissional, na Colônia de Pescadores do Rio Vermelho. O superintendente federal, Marcelino Galo, fará a entrega da carteira de número 100 mil na Z1 Rio vermelho, uma das principais entidades representativas do setor, às 10h30. Ao final da tarde, Marcelino Galo acompanha a embarcação principal levando os presentes a serem jogados no mar.

COURCEIROS AFIRMA QUE SE A TWB NÃO SE ENQUADRAR VAI VOAR

Pelo visto vai mesmo haver intervenção na TWB, operadora do ferryboat. Se a empresa não se enquadrar e melhorar o serviço que presta aos usuários o comando da travessia Salvador-Itaparica terá outros responsáveis. Essa informação foi dada pelo diretor de Fiscalização da Agerba, Jorge Courceiros, que afirmou que existe negligenciamento na adminstração, como o descumprimento de determinações do órgão. “O que a TWB quer é só ganhar dinheiro. E não é dinheirinho não, é um dinhierão. Só que esse negócio de alugar sem avisar, acabou”, afirmou ao Jornal da Mídia. Essa TWB já deveria de há muito ser responsabilizada, pesadamente, pelo governo do Estado. Presta um péssimo serviço e não raras vezes arrisca a vida dos usuários com acidentes por ora pequenos, mas que poderão ter consequências maiores. É, decididamente, incompetente.

ZÉ NETO CONVIDA HERALDO A DEBATER PONTE


FOTO: ZÉ NETO E ROMILSON MUNIZ (ASTRAM)

O deputado estadual Zé Neto (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA, convidou o líder da oposição na Casa, Heraldo Rocha (DEM), para discutir o projeto da ponte Salvador-Itaparica. O democrata solicitou que sejam realizadas audiências públicas para que a construção seja debatida, mas o petista assegura que esta é a proposta. “Essa é uma preocupação precipitada. Salvador precisa de uma ligação com a região oeste e a ponte é o caminho. Ainda estamos na fase de apresentação do projeto e captação dos recursos e no momento propício será feito o debate, como já fizemos em várias oportunidades como a LOJ (Lei da Organização Judiciária), em que fizemos 11 audiências em oito meses, a questão do transporte alternativo complementar, quando fizemos 14 debates em 14 regiões diferentes, e o PPA (Plano Plurianual), feito a 12 mil mãos em toda a Bahia, e assim será feito com a ponte. Vão ser chamados os intelectuais, como o escritor João Ubaldo (Ribeiro), a sociedade, os parlamentares e o próprio Heraldo Rocha será convidado”, avisou.
Fonte: Bahia Notícias

CDL E ACIV DE VALENÇA EMPOSSAM NOVA DIRETORIA


O Clube de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial e Industrial de Valença (ACIV) empossaram nesta quinta-feira (28) a nova Diretoria para o biênio 2010/2011. Osni Melgaço e Antonio Machado serão respectivamente os novos presidentes das entidades. A cerimônia de posse aconteceu Associação Atlética e contou com as presenças de diversas autoridades, representantes de classe e empresários.
O grande desafio da nova diretoria será sem dúvida a busca por novas adesões de empresários, haja vista que Valença possui 2.367 estabelecimentos comerciais legalizados junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pouco mais de 200 são associados à CDL e ACIV.
Em seu discurso, Osni Melgaço defendeu a inclusão de um maior número de empresários nas entidades visando o fortalecimento do comércio local. O prefeito de Valença Ramiro Queiroz (PR) também falou da trajetória de luta das entidades e questionou a ausência de ex-presidentes, citando o nome do ex-prefeito Claudio Queiroz. Segundo informações, Cláudio, que dirigiu de forma brilhante a CDL, inclusive com destacada gestão na organização e construção da sede, não teria sido convidado para o evento, assim como, Jailton Azevedo que teve destacada atuação quando foi presidente.
O empresário Franklin Roseira foi eleito presidente do Sindicato Patronal.
Magno Jouber

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PANE DEIXA A ILHA DE BOIPEBA SEM TELEFONE POR VÁRIOS DIAS

Moradores, donos de hotéis, pousadas, restaurantes e turistas da Ilha de Boipeba estão sem telefone há vários dias. A operadora de telefonia fixa OI responsável pela manutenção da rede não sabe explicar o que aconteceu. Prejuízos já estão sendo apontados por donos de pousadas e estabelecimentos comerciais, que não podem utilizar o cartão de crédito para pagar os débitos. A máquina que realiza as operações são ligados ao telefone e o comércio sofre as consequências.
“A revolta é geral e a localidade está incomunicável”, desabafou uma dona de pousada na praia. “Estamos tendo que confiar nos nossos clientes para que eles possam transferir os pagamentos relativos a hospedagem e alimentação. Estamos impedidos de prestar um serviço que é pago e logo na alta estação acontece isso”.
Segundo a Associação de Moradores e Amigos de Boipeba, a situação está dificil e desde dezembro que vários pontos da ilha vem sofrendo com esse corte brusco do telefone. Agora, diz a Associação, na parte da manhã em alguns lugares o telefone funciona e após o meio dia ele deixa de funcionar. A operadora OI já está sendo acionada para normalizar a situação.
Colaboração do companheiro Ricardo Lemos

Internautas escolhem candidata preferida para Rainha do Carnaval de Salvador


A jovem Milena Rocha de Araújo, 24 anos, foi escolhida a favorita dos internautas para o título de Rainha do Carnaval de Salvador 2010. A votação no site do concurso foi encerrada na noite da quarta-feira (27). Com a vitória, Milena já garantiu um ponto, que será somado à nota atribuída pelos jurados na noite desta quinta-feira (28), na final.

O HAITI TAMBÉM É AQUI!


O Canal de TV Euronews, fez um comentário comparativo sobre a situação do Haiti e as favelas ainda existentes no Brasil (quem quiser conhecer uma é só ir até o Quilombo, pertinho da Delegacia de Polícia de Valença). Comentando sobre a reação da mídia europeia ao esforço do Brasil em chefiar a reconstrução do Haiti, o repórter declarou: “Qualquer favela do Brasil parece com a paisagem devastada do Haiti”.
Sem comentários.

SALVADOR 2014


A Ponte de Pituaçu será a primeira ponte pênsil do Brasil.

A Prefeitura de Salvador lança hoje um conjunto de projetos urbanos fundamentais para colocar a cidade sintonizada com o modelo de desenvolvimento das grandes capitais mundiais. Com recursos dos governos federal, estadual e municipal e através de Parcerias Público-Privadas, as obras do Salvador Capital Mundial criam novas avenidas, soluções para o transporte e para o trânsito nos pontos mais críticos, ampliação da estrutura turística, revitalização da orla, do Comércio, da Cidade Baixa, de bairros inteiros.
Para isso, foi necessário reunir alguns dos mais conceituados arquitetos e urbanistas brasileiros, que escreveram as linhas do futuro da primeira capital do país. O resultado são 20 projetos que formam um planejamento concreto de desenvolvimento sustentável a exemplo das principais capitais do mundo.
Um planejamento que vai além da autoestima e dos benefícios diretos para os seus moradores. É a preparação de uma cidade que está alinhada com o crescimento de um novo Brasil, que está em sintonia com os mais modernos estudos sobre a urbanização e sustentabilidade de grandes cidades do mundo, sem falar na Copa de 2014.

RESUMO DOS PROJETOS
Mobilidade Urbana - Uma ousada proposta para resolver alguns dos graves problemas do trânsito e do transporte coletivo de Salvador e Região Metropolitana. As ações estão consolidadas em dois grandes planos: Rede Integrada de Transporte (RIT) e Programa de Obras Viárias (PROVIA).
Rede Integrada de Transporte (RIT) - A RIT vai implantar um Sistema Multimodal de Transporte de passageiros. As principais ações são: a modernização do trem do subúrbio, a complementação da linha Lapa - Pirajá do Metrô e a novidade: o Sistema BRT (Bus Rapid Transit), que em sua primeira etapa adapta 36 quilômetros do sistema viário principal, com prioridade para a circulação de ônibus. Na nossa cidade, esse sistema vai se chamar Trans Metrópole.
Programa de Obras Viárias (Provia) - O Programa de Obras Viárias vai solucionar os maiores engarrafamentos da cidade na região do Iguatemi, Bonocô e Paralela e ainda incrementar as soluções de trânsito rápido com cerca de 59 quilômetros de cinco novas vias, sendo as principais a Linha Viva e a Avenida Atlântica.
Avenida Atlântica - Uma alternativa à Paralela com 14,6 quilômetros de pista dupla, que começa da Avenida Luís Eduardo Magalhães e termina na Avenida Dorival Caymmi, integrando o Centro de Convenções. A previsão é que o tempo total de deslocamento por esta via seja menor do que 20 minutos.
Ponte Pituaçu - A Ponte de Pituaçu faz parte da Avenida Atlântica e passa por cima do Parque de Pituaçu, preservando a natureza. É a primeira ponte pênsil do Brasil, com 1 quilômetro de extensão e 600 metros de vão livre, projetada com tecnologia de ponta para ser muito leve e não interferir na paisagem.
Linha Viva - Mais uma alternativa à Paralela, com 18 quilômetros de pista dupla, ligando Bonocô e Rótula do Abacaxi ao Aeroporto.
Nova Cidade Baixa - Um projeto que vai promover a requalificação urbana, ambiental e paisagística do trecho que vai do Campo Grande até a Ribeira. A proposta principal é abrir a frente marítima da cidade para todos, criando espaços públicos de qualidade e o apoio a um sistema eficiente de transporte público que priorize a articulação de todos os setores da Cidade Baixa e a conexão com a Cidade Alta. O projeto tem também como objetivos a melhoria das moradias, através da recuperação e ocupação de edifícios e áreas degradadas, e a implantação de uma rede de equipamentos de grande porte destinados à cultura, ao esporte e ao lazer da população.
Via Expressa - É mais uma via rápida que vai ligar a BR ao Comércio, passando pela Avenida Barros Reis e Baixa de Quintas e, no futuro, ainda pode ser ligada à Ponte Salvador-Itaparica. Uma via que vai movimentar o turismo, os negócios e facilitar a vida de quem mora em Salvador e trabalha em outras cidades.
Orla - Um projeto que requalifica a orla do Jardim de Alah até Itapoã. O objetivo é criar novos equipamentos de uso público, padronizar as barracas de praia, oferecer novos serviços aos banhistas e ainda organizar a circulação de transporte, melhorando o trânsito. Em alguns trechos, a pista vai ser ampliada.
Via Histórica - Uma via que liga o Campo da Pólvora em Nazaré ao Terreiro de Jesus no Centro Histórico. A grande novidade desse projeto é uma passarela rolante de 400 metros que vai dar mais conforto a quem anda a pé.
Terão ainda projetos específicos o bairro de Ondina, Parque das Dunas na Praia do Flamengo, o Parque Tecnológico, a nova Fonte Nova, a Ladeira da Barra, o Cajazeiras Golf Clube e Aeroporto.

Edições de A Tarde serão digitalizadas e disponibilizadas nos Barris

Edições do jornal A Tarde, com publicação desde 1912, poderão ser consultadas na Biblioteca Pública dos Barris e no Arquivo Público da Bahia, facilitando o acesso a documentos do século XX e proporcionando o resgate da história da Bahia. O projeto História da Bahia – Da memória impressa ao conteúdo digital teve apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, por meio da secretaria de Cultura (Secult).
O lançamento oficial do projeto será na quinta-feira, às 19h, na Biblioteca dos Barris, em Salvador, com a disponibilização dos exemplares do período de 1912 a 1955. O projeto, que foi aprovado na lei Rouanet e conta com o apoio do Fundo de Cultura do Governo do Estado da Bahia, teve como proponente a empresa de tecnologia social Humanidades Editora e Projetos.

Em artigo publicado no Jornal A TARDE, João Ubaldo critica ponte de Itaparica


O escritor baiano de Itaparica João Ubaldo Ribeiro, que ente outras obras literárias tem como destaque “O Sorriso do Lagarto” e “Viva o Povo Brasileiro”, fez duras críticas à construção da ponte Salvador Itaparica. Veja o texto do escritor publicado no Jornal A ATRADE.
“Como todos os anos, vim a Itaparica, para passar meu aniversário em minha terra, na casa onde nasci. Casa de meu avô, coronel Ubaldo Osório, que fez pouco mais na vida que amar e defender a ilha e seu povo.
De lá para cá, muito se tem perpetrado para destruí-los física ou culturalmente e há nova tentativa em curso. Trata-se da anunciada construção de uma ponte de Salvador para cá. Isso é qualificado, por seus idealizadores, de progresso.
Conheço esse progresso. É o progresso que acabou com o comércio local; que extinguiu os saveiros que faziam cabotagem no Recôncavo; que ao fim dos saveiros juntou o desaparecimento dos marinheiros, dos carpinas, dos fabricantes de velas e toda a economia em torno deles; que vem transformando as cidades brasileiras, inclusive e marcadamente Salvador, em agregados modernosos de condomínios e shoppings acuados pela violência criminosa que se alastra por onde quer que estejamos enfurnados, ilhas das quais só se sai de automóvel, entre avenidas áridas e desertas de gente.
Também conheço os argumentos farisaicos dos proponentes da ponte, ávidos sacerdotes de Mamon, autoungidos como empresários socialmente responsáveis. Na verdade, sabem os menos ingênuos, eles se baseiam em premissas inaceitáveis, tais como uma visão imediatista, materialista e comprometida irrestritamente não só com o capital especulativo, que já está pondo as mangas de fora no Recôncavo, como aquele que investe aqui usando os mesmos padrões aplicados em PagoPago ou na Jamaica. A cultura e a especificidade locais são violentadas e prostituídas e o progresso chega através do abastardamento de toda a verdadeira riqueza das populações assim atingidas.
As estatísticas são outro instrumento desses filibusteiros do progresso que em nosso meio abundam, entre concorrências públicas fajutas, superfaturamentos, jogadas imobiliárias e desvios de verbas. Mas essas estatísticas, mesmo quando fiéis aos dados coligidos, também padecem de pressupostos questionáveis. Trazem à mente o que alguém já disse sobre a estatística, definindo-a como a arte de torturar números até que eles confessem qualquer coisa. E confessarão, é claro, pois Mamon é forte e sempre esteve na crista da onda.
Mas não mostrarão que esse progresso é na verdade uma face de nosso atraso. Atraso que transmutará Itaparica num ponto de autopista, entre resorts, campos de golfe e condomínios de veranistas, uma patética Miami de pobre. E que, em lugar de valorizar o nosso turismo, padroniza-o e esteriliza-o, matando ao mesmo tempo, por economicamente inviável, toda a riqueza de nossa cultura e nossa História. Quem não é atrasado sabe disso.
Para não cometer esse tipo de atentado é que, em Paris, por exemplo, não se permite a abertura de shoppings onde isso possa ferir o comércio de rua tradicional. Tampouco, em Veneza, as gôndolas foram substituídas por modernas lanchas. Num país não submetido a esse estupro socioeconômico e cultural, os saveiros seriam subsidiados, as antigas profissões, o artesanato e o pequeno comércio também. Exercendo a vocação turística de toda a região, teríamos razão em nos mostrar com tanto orgulho quanto um europeu se mostra a nós. Mas nosso destino parece ser acentuar infinitamente a visão que enxerga em nós um país de drinques imitando jardins, danças primitivas, pouca roupa e nativas fáceis.
Adeus, Itaparica do meu coração, adeus, raízes que restarão somente num muro despencado ou outro, no gorgeio aflito de um sabiá sobrevivente, no adro de alguma igrejinha venerável por milagre preservada, na fala, daqui a pouco perdida, de meus conterrâneos da contracosta. Sei em que conta me terão os que querem a ponte e não têm como dizer que só estão mesmo é a fim de grana, venha ela de onde vier e como vier. Conheço os polissílabos altissonantes que empregam, sei da sintaxe americanalhada em que suas exposições são redigidas e provavelmente pensadas, como convém a bons colonizados, já ouvi todos os verbos terminados em “izar” com que julgam dar autoridade a seu discurso.
É bem possível que a ponte seja mesmo construída, mas, pelo menos, não traio meu velho avô”.
João Ubaldo Ribeiro

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

CAMAMU RECEBE CURSO TÉCNICO

Governo do Estado entrega mais 65 veículos às Polícias Civil e Militar


FOTO: ROBSON MENDES

O governador Jaques Wagner participa nesta quinta-feira (28), às 9h30min, na sede da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar, no bairro de Tancredo Neves, da solenidade de entrega de mais 65 veículos para as Polícias Civil e Militar do Estado da Bahia. Do total, oito veículos vão para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e serão destinados à remoção de cadáveres. Fazem parte do pacote também duas ambulâncias, que ficarão sob a responsabilidade da Polícia Civil.

MULHERES VÃO DOMINAR O BRASIL

O resultado do vestibular da Universidade do Estado da Bahia divulgado nesta terça-feira (26/01) foi totalmente dominado pelo sexo feminino. Dos 50 aprovados para o Curso de Pedagogia Noturno, 45 são mulheres, enquanto que áreas antes dominadas pelo sexo masculino como o Curso de Direito, agora está sendo dividido com as mulheres. Como exemplo, as 50 vagas oferecidas pela UNEB em Valença para os futuros doutores, 25 ficaram com as mulheres. Enquanto os homens estão mais preocupados com o futebol, a cervejinha no final da tarde e o jogo de dominó com os amigos, as garotas arregaçam as mangas e aproveitam o tempo para estudar. E a desculpa de que o homem trabalha mais não se justifica, é só dar uma olhadinha nas lojas da cidade e constatar que a presença do sexo feminino trabalhando nesses estabelecimentos é igual ou até mesmo superior a dos homens.
Magno Jouber

UNEB DIVULGA A LISTA DE APROVADOS NO VESTIBULAR

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) divulgou nesta terça-feira (26) a lista de aprovados no Vestibular 2010, que teve participação de mais de 44 mil pessoas em 24 cidades do estado. O vestibular da Uneb é o maior do estado com 7.620 vagas em 145 cursos. Neste sábado será lançado o edital da primeira chamada para o primeiro semestre, cuja matricula será nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro.

VEJA A LISTA DOS APROVADOS EM VALENÇA

RELAÇÃO DE CANDIDATOS APROVADOS NA MODALIDADE
ENSINO PRESENCIAL


UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
PROCESSO SELETIVO 2010
RELACAO DE CONVOCADOS
CURSO: 461 - PEDAGOGIA-LIC.-VALENCA/NOT - VAGAS: 50

==============================================================================
-- NAO OPTANTES PELAS VAGAS RESERVADAS --
ADALICE BARRETO SANTOS
ADRIELE PAIXAO SILVA
ALINE FIGUEREDO DE ALMEIDA
ALMIRA MOREIRA SANTANA
ARIADNE FERNANDES SILVA SANTOS
CRISTIANE SOUZA FISCINA
EDILEUSA DA SILVA AMARAL
ELIANE SANTOS PEREIRA
EMERSON ALMEIDA MAGALHAES
EVALDERI DUARTE DE SOUZA
EVELYN DRYN SILVA DA HORA
FABIANA DOS SANTOS BARRETO
HELOISA MARIA LEAL DA SILVA
IRANI DA SILVA DE JESUS
JACIGLEIDE CELESTINO SOUZA
JOSANE CARDIM DE JESUS
JUCINETE DE OLIVEIRA RANGEL SANTANA
KARINE SULLIVAN PINTO CUNHA
LUCAS DE ASSUNCAO DA SILVA
MARCIA MAURICIO DOS SANTOS SEARA
MARCIA MENEZES DA COSTA
MARCIA PEREIRA DOS SANTOS
NADLA KATHARINE COSTA SILVA
NAIANE CONCEICAO FERREIRA
NEURACI MASCARENHAS SERRA DOS SANTOS
THAYSE SOUZA ARGOLO
TISSIANE CARDOSO GOMES

OPTANTES PELAS VAGAS RESERVADAS AOS NEGROS
ADEILZA DA CONCEICAO DE SOUZA
ADRIELE PASCOAL DOS SANTOS
ANDREA QUEIROZ SILVA
ARMANDA RAMOS
CAROLINE QUEIROZ MOUTINHO
CLAUDIA RIBEIRO DAMASCENO
DAIANA GONCALVES RIBEIRO
ELCIMAR DA SILVA SANTOS
FLAVIA CRISTINA BRAGA SILVA CRUZ
FRANCISCA DE JESUS SANTOS
IRACEMA CARDOSO FIGUEIREDO
IRAILDES DE SOUZA CUNHA
JOANICE DE JESUS CONCEICAO
LEIDE RODRIGUES DOS SANTOS
LIDIANE DE SOUSA ANDRADE
MARIA LUCIMAR SANTANA MENEZES
MATIAS DOS SANTOS
NARA VIRGINIA OLIVEIRA DOS SANTOS
VALMIRA SANTOS LEITE
VANESSA DE JESUS NASCIMENTO

-- OPTANTES PELAS VAGAS RESERVADAS AOS INDIGENAS --
IRACE MUNIZ SILVA SOUSA TEIXEIRA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
PROCESSO SELETIVO 2010
RELACAO DE CONVOCADOS
CURSO: 462 - PEDAGOGIA-LIC. - 2§ Sem.-VALENCA/VES - VAGAS: 50


-- NAO OPTANTES PELAS VAGAS RESERVADAS --
BEATRIZ DIAS MEIRA
IARA DA SILVA DE JESUS
IVANEIDE PEREIRA DOS SANTOS
JAMILE LISBOA DE FREITAS
JULIANA VIEIRA ROCHA
KARINE DE JESUS SANTOS
LAIARA DOS SANTOS ANDRADE
MAGALI APOLINARIO BANDEIRA
MAIANA MARTINS BORGES
SILVIA DOS SANTOS VILAS BOAS MENEZES
VIVIANE ALVES DA SILVA SANTOS

-- OPTANTES PELAS VAGAS RESERVADAS AOS NEGROS--
ANDREIA BRASIL DA SILVA ALCANTARA
DARLENE LEITE DIAS SANTOS
DAYANE VIDAL DA PAIXAO
GISELLE MIRANDA SOUZA SANTOS
IASMIN SILVA CARDOSO DOS SANTOS
JOSIANA DOS SANTOS MARIA
LIDIANE CARDOSO PEREIRA
LUANA EMILIA OLIVEIRA BISPO
MONICA MARCIA SOUSA DO ROSARIO
NARRYMA JESSICA SANTOS ALMEIDA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
PROCESSO SELETIVO 2010
RELACAO DE CONVOCADOS
CURSO: 463 - DIREITO - 2§ Sem.-VALENCA/NOT - VAGAS: 50


-- NAO OPTANTES PELAS VAGAS RESERVADAS --
ALAN CORDEIRO PEREIRA
ANTONIO LEITE LIMA JUNIOR
ERLEI JOSLAN SANTOS BISPO
FELIPE ANDRADE RIBEIRO
GABRIELLE STEFANE DIAMANTINO LIMA
IRACELLE SILVA BRITO
ISRAEL PEDRO DIAS RIBEIRO
JESSICA SANTIAGO DE SANTANA
JOAO MAURICIO COSTA BARRETO
JULIANNE DE SOUZA BRITO
LAILA SANTOS VASCONCELOS
LARA MOITINHO ABREU FERNANDES DE CASTRO
LEANDRO ALEX PIRES OLIVEIRA MASCARENHAS
LETICIA PASSOS ANDRADE
LUISA DE SOUZA MENEZES
LUISE FONSECA DE OLIVEIRA
MARCELLA RIBEIRO SOUZA
MARCOS EDUARDO CARDOSO FERNANDES
MELINA REIS MATOS ALMEIDA
NADILA COUTO NETO
NINFA DE JESUS FERREIRA DA SILVA
RAFAELTRINDADE DA SILVA
REBECA VIEIRA CERQUEIRA
RODRIGO OLIVEIRA LOURENCO
RODRIGO SILVEIRA ALMEIDA
TAILAN RIBEIRO DE SOUZA
WESLEY SANTOS BARRETO

-- OPTANTES PELAS VAGAS RESERVADAS AOS NEGROS--
AILTON BISPO RODRIGUES
ALEX BRITO SANTOS
CAMILA OLIVEIRA DA COSTA
CLEBER LOPES DANTAS
DEBORA OLIVEIRA DA SILVA
DIANE NASCIMENTO
EDILENA SANTOS SANTANA
ERIVAN LOPES DOS SANTOS
FLAVIO SANTOS SILVA
HYAN DA SILVA CARDOSO DOS SANTOS
JACIARA ALMEIDA SANTOS
JANDAIRA ANDRADE PASSOS
MARIELE WANDERLEY PEREIRA
NELENILTON DE SOUSA FILHO
SANDRO SANTOS DE SANTANA
TAINA DE CARVALHO RODRIGUES
TAISE DE JESUS SANTOS
TARCILA NERES DOS SANTOS
THIAGO BARRETO LIMA
YANNA KARINE BRITO LIMA

-- OPTANTES PELAS VAGAS RESERVADAS AOS INDIGENAS --
DAVIDSON SANTOS SANTANA
NATAN CARVALHO RIBEIRO JUNIOR
RITA DE CASSIA COSTA DE SOUSA

RELAÇÃO DE CANDIDATOS APROVADOS NA MODALIDADE
ENSINO À DISTÂNCIA (EaD)


UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
PROCESSO SELETIVO 2010 - EAD
RELACAO DE CONVOCADOS
CURSO: 120 - 1150 - EDUCACAO FISICA-021 - VALENCA - VAGAS: 50

-- NAO OPTANTES PELAS VAGAS RESERVADAS --
ANTONIO CESAR SOUSA GOMES
CARLOS BENEDITO MADUREIRA MENESES
CLAUDELUCIA DOS REIS NASCIMENTO
DANIELA SOUZA DA CONCEICAO
DANILO PEREIRA DE SOUZA SANTOS
EDUARDO BARRETO ARAGON
ELIANE MENEZES
ERENILDA ARGOLO DE ALMEIDA
EZRA ROMAN DA SILVA RAMOS
FRANKLIN WILLIAM MATA SOUZA
GILCELIA SOUZA DE ALMEIDA BARBOSA
IVO ABREU SANTANA
JOSIENE LIMA DE SALES
LENO RODRIGUES DOS SANTOS
LERISSON DOS SANTOS MIRANDA
LUCIENE COSTA SANTOS
LUCIO CARDOSO SANTOS JR
MARCELO BISPO DE JESUS
MARIA CLAUDEMIRA REZENDE DE SOUZA
MIRLA PEREIRA LUZ
MODEIR NERY DOS SANTOS
NAZILDI SANTOS SILVA
PAULO VENICIUS DA SILVA MENEZES
PEDRO AUGUSTO SOUZA DOS SANTOS
RIVANA SANTOS BONIFACIO
TIAGO MENDES DE ALMEIDA
TOBIAS CAMPOS PEREIRA
VALDEMIR MENDES

-- OPTANTES PELAS VAGAS RESERVADAS AOS NEGROS--
ADEMILSON DE JESUS SOUSA
AILANE NASCIMENTO SANTOS
ALEXSANDRO LEAL SANTOS
ANDRE DOS SANTOS CYRNE
BRUNO MADJER SANTOS SOARES
DANIZETE REIS SANTANA
DIEGO MAIA BORGES DOS SANTOS
DILSON SOUSA NASCIMENTO
FLORISVALDO DA CONCEICAO SANTANA
JEFFERSON ANDRE BARRETO SILVA
JOSEANE CONCEICAO DE JESUS
LUCIANA DOS SANTOS TEIXEIRA
MARLON SILVA TAVARES DE BRITO
MEIRE ROSE SOUSA COSTA
MIRIAN SANTOS DO AMPARO
MONYA GOMES DE OLIVEIRA
ROBERT CRISTOVAO DOS SANTOS PIMENTEL
RONALDO SOUZA SANTOS
TAMIRES DA CONCEICAO SANTOS
TIAGO SANTOS CARVALHO

-- OPTANTES PELAS VAGAS RESERVADAS AOS INDIGENAS -
-
0 VALDICIA NASCIMENTO ANDRADE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
PROCESSO SELETIVO 2010 - EAD
RELACAO DE CONVOCADOS
CURSO: 134 - 0800 - HISTORIA-021 - VALENCA - VAGAS: 50

==============================================================================
-- NAO OPTANTES PELAS VAGAS RESERVADAS --
ANA PAULA DOS SANTOS NAZARE
ARIVALDO BARRETO NOBRE FILHO
CARLOS RODRIGUES DA SILVA FILHO
CRISTIANE DA SILVA FRANCA
DARCI CAINANA ALVES BOMFIM
EDILENE ALVES BARRETO
EDISIO DE JESUS PEREIRA
EZEQUIAS NASCIMENTO ALMEIDA
FABIO HENRIQUE DA SILVA
FABIO RODRIGUES MIRANDA
FRANCISCO ARI MEIRELES LIMA
782536 GENILDO ALVES SANTOS
HELMO JOSE ANDRADE DE SOUZA
JAIR ROBERTO DE SOUSA SANTOS
JOANA BRITO DA COSTA
JOICE DA SILVA SANTOS
JOILSON AMARO OLIVEIRA
JONES CESAR DA PAIXAO
JOSIEL BOMFIM BARRETO DE ANDRADE
MANOEL DOS REIS FREITAS JUNIOR
MARCIO FABIANO CAMPOS BARRETO
MARINA SANTA INES DE ANDRADE MARQUES
MIRELA MICHELINE RODRIGUES MATOS
RAIMUNDO ROSENBERGRE SILVA CARMO
ROSEANE SANTANA DOS SANTOS
778662 VANETE RODRIGUES MIRANDA
776298 VERONICA LARANJEIRA SANTOS 1200537726 SSP BA

- OPTANTES PELAS VAGAS RESERVADAS AOS NEGROS--
ALAN RANGEL DOS SANTOS
ANTONIO JORGE MACHADO PEREIRA
CELIMARY SANTOS CARDIM
CLEITON RIBEIRO DOS SANTOS
ELINALDO SANTOS DE OLIVEIRA
ELISANGELA MARINHO DE OLIVEIRA
ELTON GONCALVES DA HORA
HELENICE SANTANA SANTOS
JOSEANE SILVA FARIAS
MANOEL DE JESUS PAIXAO
MARCIO RAIMUNDO DA CONCEICAO
QUEZIA SANTANA SANTOS
ROBERTO JORGE DA SILVA SANTOS
ROBERTO NASCIMENTO DE SOUZA
ROSANITA DOS SANTOS GUIMARAES SOUZA
ROSEANE DAS NEVES DOS SANTOS
ROSILDA BARRETO DE OLIVEIRA
SELMA CANDIDA DE JESUS DO
SUELI ANDRADE DOS SANTOS
YANA DOS SANTOS GARCIA

-- OPTANTES PELAS VAGAS RESERVADAS AOS INDIGENAS --
VIVIANE MOTA OLIVEIRA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
PROCESSO SELETIVO 2010 - EAD
RELACAO DE CONVOCADOS
CURSO: 145 - 0900 - QUIMICA-021 - VALENCA - VAGAS: 35

==============================================================================
-- NAO OPTANTES PELAS VAGAS RESERVADAS --
ANDRE SOUZA DA HORA
DANIEL DO NASCIMENTO OLIVEIRA
ELTON DE ARAUJO MOURA
ERIDAN DA SILVA ALVES
EVANDRO DE QUEIROZ BARBOSA E SILVA
FERNANDO ALCANTARA PEREIRA JUNIOR
FLAVIO BATISTA DE REZENDE NETO
MARILIA FERREIRA SPINOLA
4 NILMAR BISPO DOS SANTOS
PATRICK FRANCIS DE CRISTO DA LUZ
PAULA NATHANNA FREIRE VASCONCELOS
RAFAELA AMARAL DOS SANTOS
REGIMARIO DE JESUS DOS SANTOS
ROMILDA DOS SANTOS DE SOUZA
ROSIENE MAGALHAES SANTOS
SELMA SANTOS CARDOZO
SERGIO LUIS SOUSA DA SILVA
STEPHANY CAROLYNIE MARQUES BRICCE
VANEI ANDRADE SOUZA

-- OPTANTES PELAS VAGAS RESERVADAS AOS NEGROS--
ADINAILTON CARDOSO DA SILVA
ANDERSON AGUIAR VENTURA
CARLA CHIRLENE DOS SANTOS BRITO
ELIANA DOS SANTOS FARIAS
FERNANDO DOS REIS SILVA
GERALDO SANTANA SILVA FLHO
IEDA COSTA DE OLIVEIRA
JOSUE CASTRO DE JESUS
LUCAS VIANA LIMA
MARCELO DOS SANTOS COSTA
MARIA DE LOURDES ALVES DOS SANTOS
MIRIAM BARATA DOS SANTOS
TABTA RAPHAELLA PROTASIO FERREIRA
WENDER PIMENTEL DOS SANTOS

VEJA RELAÇÃO COMPLETA DE OUTROS MUNICÍPIOS NO SITE:
http://www.vestibular.uneb.br/

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

HOSPITAL REGIONAL DE SANTO ANTÔNIO DE JESUS COMPLETA UM MÊS COM EXCELENTES RESULTADOS

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) completou na última quinta-feira (21/01), um mês de funcionamento. Para o Secretário estadual da Saúde em exercício, Amauri Teixeira, os resultados podem ser considerados excelentes, pois durante os trinta dias a equipe de profissionais daquela unidade hospitalar passou por duas situações que demonstraram toda a eficiência e dedicação dos profissionais do HRSAJ. A primeira foi no atendimento aos queimados por fogos de artifícios, no réveillon de Salinas das Margaridas e a outra foi há poucos dias, num acidente de caminhão em Presidente Tancredo Neves que vitimou 13 pessoas.
Até a última quarta-feira (20/01) foram atendidos 1.544 pacientes na emergência deste hospital e internados 150 pacientes. Para garantir o atendimento a equipe do HRSAJ conta com um efetivo de 53 médicos experientes, entre eles 15 cirurgiões, 8 urgentistas, 6 pediatras, 7 ortopedistas e 9 intensivistas. Além dos médicos, mais 310 profissionais formam a equipe de trabalho do hospital, entre eles, 30 com formação superior em enfermagem e 104 com nível técnico. "De acordo com o planejamento da Sesab, o HRSAJ deve atender nos cinco primeiros meses 28 mil pacientes e até o segundo semestre deste ano deve estar atendendo com sua capacidade máxima, informou Amauri".

Linha Valença Guaibim é leiloada

Segundo informações de uma fonte segura, a linha de transporte rodoviário urbano Valença – Guaibim já teria sido leiloada e a empresa arrematadora estaria estudando uma fórmula de acabar com o festival de veículos clandestinos que atuam na linha. O valor pago pelo leilão da linha teria sido de R$ 64 mil.

ROMILSON MUNIZ ÉO NOVO PRESIDENTE DA FEMAMVA


Romilson Muniz foi eleito por aclamação neste domingo (24/01) presidente da Federação Municipal das Associações de Valença (FEMAMVA). A eleição aconteceu na sede da CDL e contou com a participação de diversos presidentes de associações que foram levar apoio ao novo presidente.

ACIDENTE DEIXA SALDO DE UM MORTO


FOTO: PORTAL DO BAIXO SUL

Um acidente automobilístico ocorrido no final da tarde deste domingo (24/01) ocorrido na entrada da ponte Inocêncio Galvão de Queiroz, ao lado da lanchonete Mini-gula, entre um ônibus de transporte urbano de Valença e uma moto vitimou fatalmente o jovem Moisés Santos, de 21 anos de idade. Segundo testemunhas, ele retornava da Ilha do Conde e ao tentar ultrapassar o ônibus pela direita, foi colhido pela roda traseira do veículo tendo morte instantânea.

93 pedagogos graduados em Cairu

Valença, Sede da Copa do Mundo 2014

Ousado! É no mínimo o que podemos definir o Projeto “Valença, Sede da Copa do Mundo 2014” idealizado e apresentado ao público no Portal Rio Una em Valença neste sábado (23/01), pelo professor Dário Loureiro, diretor da Face/Rádio Clube/Valença FM. Ao todo são 21 projetos com um só objetivo: capacitar Valença para servir de base para absorver turistas do mundo inteiro durante a realização da Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil e Salvador será uma das sedes do evento.
O PROJETO
Com transmissão ao vivo pela TV Face e rádios Clube de Valença e Valença FM, com apresentação de Dorgival lemos, Arnaldo santana e Rodrigo Mário, o professor Dário Loureiro relacionou ponto a ponto todos os 21 projetos que, segundo ele, capacitarão a Valença a se credenciar a receber recursos na ordem de R$ 1,6 bilhões para a realização de obras em todo o município. Como destaque o Projeto contempla o Rio Una com a construção de três usinas de tratamento de resíduos líquidos, além disso, está sendo cuidadosamente analisada a construção de uma barragem para que Valença possa utilizar o rio como atração turística. O distrito do Guaibim também será contemplado com a construção de uma arena esportiva, um autódromo no Aeroporto e um centro de convenções dotado de toda estrutura para realizações de eventos. O setor educacional também foi pensado, com a criação de três escolas para cursos de línguas estrangeiras. Também será criada uma réplica do elevador Lacerda, em homenagem a família Lacerda a ser construído no alto do Amparo; criação de espaço de lazer artístico e cultural; construção de um semi-anel rodoviário; construção de uma nova ponte ligando o final da Orla à Praça da Bandeira; construção de receptivos turísticos; construção de um hospital no Guaibim e a implantação de uma usina de reciclagem de lixo.
Segundo o professor Dário, o projeto para ser implantado depende da iniciativa do poder Executivo, mas, a partir de suas viagens à Brasília, as portas se abriram e Valença poderá ser um dos municípios contemplados com o Projeto.
Magno Jouber

NOVOS ORIENTADORES PRÓ-JOVEM

A Prefeitura de Valença apresentou nesta sexta-feira (22/01) os novos orientadores do Programa Pró-jovem que terão a missão de dar continuidade ao Programa. Segundo a coordenadora Luzia Fernandes, a equipe recém-formada, que conta com nove orientadoras, elas foram exoneradas no final de 2009 e recontratatadas agora. Os trabalhos serão iniciados a partir do dia 22. Para se credenciar a uma vaga no Programa, os pretendentes a uma vaga deverão ter entre 15 e 17 anos e estarem estudando. As aulas são de segunda a quarta-feira com opções dos turnos matutino e vespertino. Atualmente o Programa tem cerca de 450 alunos que concluíram o semestre passado, mas o total de vagas é de 550. As aulas serão ministradas na sede do município e mais no Guaibim, Maricoabo e Serra Grande. O prefeito Ramiro Queiroz disse ser esse um Programa importante para uma maior interação entre o aluno que estava sem motivação e os professores. Luzia Fernandes se disse feliz em poder participar do Programa. “Tivemos a aprovação de quuatro alunos da turma de Maricoabo na seleção do CEFET (IFBA), declarou Luzia.
O prefeito sugeriu que fosse formada uma turma visando conhecer o Projeto de construção naval que está sendo desenvolvido em Cachoeira do Paraguassú.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

JAVIER PEDE ROMPIMENTO DE CONCESSÃO DA TWB

O vice-líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Javier Alfaya (PCdoB), encaminhará em fevereiro ao governador Jaques Wagner uma solicitação para que o Estado rompa o contrato com a TWB, empresa que administra o sistema ferry boat. O pedido será feito em caráter de urgência tão logo os trabalhos na Casa sejam retomados. "Não tem mais sentido essa empresa operar o ferry. O tempo mostrou a incapacidade da TWB, os desmandos e desrespeito contra o povo baiano. Daí a necessidade do governo dar um basta nisso", salientou. De acordo com o comunista, os deputados do seu partido e do PT já haviam solicitado o término da concessão e pediram, inclusive, a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades na empresa desde a gestão anterior. “Precisamos refrescar a memória da sociedade de que o governo Paulo Souto e outros são os padrinhos desse descaso", declarou.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cláudio Queiroz diz que pagou por área

Em entrevista ao repórter Rodrigo Mário da Valença FM/ Clube de Valença nesta quinta-feira durante o Programa A Cidade Em Revista, o ex-prefeito de Valença Cláudio Queiroz disse que a área onde foram construídas as casas populares no Guaibim foi desapropriada e paga ao ex-proprietário. Segundo Claudio, o atual gestor está tentando “chamar a atenção” por não está fazendo um bom governo. A resposta do ex-prefeito teve motivação após o atual prefeito, Ramiro Queiroz ter afirmado ontem durante solenidade de assinatura de doação de parte da área em questão para a instalação de uma base avançada da UFRB para o Curso de Engenharia de Pesca. Ramiro chegou a dizer que “o ex-proprietário da área não teria recebido o dinheiro pela desapropriação do terreno. Nas entrelinhas da entrevista ficou claro que a briga ente os dois (Claudio e Ramiro) ainda está longe de acabar.

FILIAIS DE GRANDES REDES DE SUPERMERCADOS IMPULSIONAM CRIAÇÃO DE EMPREGOS EM VALENÇA

Com a chegada de dois supermercados pertencente a grandes redes do varejo, o nível de emprego em Valença obteve números recordes no último trimestre de 2009 em relação ao período compreendido entre janeiro e setembro, que apresentou um saldo de apenas 09 empregos gerados. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o número de trabalhadores admitidos nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2009 em Valença, foi de 626 admitidos com carteira assinada, enquanto que as demissões no mesmo período foram de 472, com um saldo positivo de 154 empregos no trimestre. O destaque ficou com o número de trabalhadores que ingressaram pela primeira vez no mercado de trabalho (203).
Em outubro foram admitidos 175 e demitidos 165, (saldo de 10); em novembro foram admitidos 196 e desligados 101, (saldo de 95) e em dezembro foram 255 admissões contra 206 desligamentos, (saldo de 49).

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ISSO É SÓ O FIM

A instalação de uma base para o curso de Engenharia de Pesca da UFRB em Valença, sem dúvida representa um avanço, entretanto, o ato fica parecendo uma “compensação” pela não instalação de uma Unidade (como as existentes em Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira e Cruz das Almas). Valença terá o status de possuir uma referência da UFRB, mas ficamos com a sensação que perdemos uma grande oportunidade de termos aqui um equipamento que de fato, beneficiasse os valencianos. As palavras do coordenador do Curso, Clovis Mateus, foi clara: a base servirá de ponto de apoio para pesquisas e projetos de ALUNOS QUE JÁ ESTÃO CURSANDO A UFRB, ou seja: se algum morador de Valença quiser ter acesso a essa base, primeiramente terá que entrar na UFRB e como qualquer aluno do curso de Engenharia de Pesca, utilizar a base. O pior, é que o tempo de utilização dos recursos do projeto macro para a instalação das unidades da UFRB, finda neste ano. Isso significa que dificilmente teremos uma Unidade plena e independente em Valença.
ISSO É SÓ O FIM!
Magno Jouber

Prefeitura de Valença doa terreno para UFRB

O prefeito de Valença Ramiro Queiroz (PR) assinou nesta quarta-feira (20/01) documento doando uma área de 7 mil hectares, localizado no distrito do Guaibim para a Instalação de uma base avançada do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). O documento é a confirmação do Projeto de Lei aprovado no ano passado pela Câmara de Vereadores de Valença. O ato aconteceu no Auditório do CDL de Valença.
Segundo o coordenador do Curso de Engenharia de Pesca da UFRB, Clovis Mateus, a Base servirá de apoio para alunos do curso de Engenharia de Pesca de Cruz das Almas realizarem pesquisas e projetos na área de oceanografia e biologia, podendo ser estendido a outras áreas. “É bom que fique claro que a Base não é mais uma unidade da UFRB e sim, um local de pesquisas que permita aos alunos e professores realizarem experiências em local apropriado”, disse Clovis Mateus.
Com esse raciocínio, está claro que Valença terá o status de possuir uma base avançada para pesquisas na área da pesca, entretanto, a utilização dessa base está restrita a alunos que estejam cursando a Universidade, independente de ser de Valença ou não.
O prefeito Ramiro Queiroz disse que a área em questão faz parte do terreno onde estão localizadas as casas populares que pertence à Prefeitura de Valença, segundo Ramiro, o ex-proprietário da área está questionando o pagamento pela Prefeitura do terreno. “A administração passada não pagou o terreno e agora nós teremos que honrar esse compromisso”, disse Ramiro.

INÍCIO – Segundo Clovis Mateus, a construção da Base será feita com recursos da UFRB, disponibilizados pelo MEC para a implantação da Universidade na Região. Clovis afirmou que as obras deverão começar ainda neste ano, haja vista que o prazo de utilização desses recursos se encerra em 2010. “A gente vai utilizar os modelos de projetos existentes em Cruz das Almas e com isso teremos uma redução nos custos”, disse Clovis.

OVELHAS NEGRAS

Em seu pronunciamento o prefeito Ramiro Queiroz disse que a Prefeitura realizou uma pesquisa de opinião sobre as carências do município. Segundo Ramiro, “existem áreas com deficiências”, entre elas, o prefeito destacou a Saúde a Infraestrutura e a Segurança Pública como setores que “têm problemas”. Ramiro fez questão de elogiar o trabalho da Secretária de Educação Adriana Souza, que segundo ele, tem a aprovação das comunidades.
Aproveitando a oportunidade, Ramiro mais uma vez destacou a atuação da Rádio Clube/Valença FM. Segundo ele, apesar do trabalho da atual administração, as emissoras só repercutem fatos negativos. “Existem umas ovelhas negras que não querem ver o nosso trabalho”, disse Ramiro, para em seguida emendar: “A Rádio não se integra para o desenvolvimento de Valença”. Mais adiante Ramiro completou: “A Rádio não é um órgão produtivo à comunidade de Valença, como concessão pública, ela deveria informar a comunidade dos atos da administração”.

PREFEITO ANUNCIA CÂMERAS DE SEGURANÇA

Durante ato de assinatura de doação de área para a UFRB nesta quarta-feira em Valença, o prefeito Ramiro Queiroz disse que a Prefeitura vai implantar no centro da cidade, câmeras de segurança visando ajudar a combater a violência na cidade.

PREFEITO APOIA ROMILSON

Falando ao repórter Rodrigo Mário do Rolando na Orla/Valença FM, o prefeito Ramiro Queiroz disse que vai apoiar para a presidência da Federação das Associações de Valença – FEMANVA -, o candidato Romilson Muniz. (atual presidente da ASTRAM). Segundo Ramiro, a prefeitura quer a união e afirmou que não tem nada pessoal contra Romilson. Segundo Ramiro, o problema entre os dois se resume ao Terminal Marítimo de Valença, que é administrado pela ASTRAM e que está em litígio com a Prefeitura, haja vista que, ao assumir a administração municipal em Janeiro, o prefeito exigiu a devolução do Terminal e a ASTRAM entrou na Justiça pela manutenção do contrato firmado com a administração anterior, o qual, tem o prazo de cinco anos.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

UFRB em Valença. Um sonho cada vez mais distante

O meu amigo Arnaldo Santana que comanda o Programa “Direto ao Assunto” da Clube/Valença FM, repercutiu hoje (19/01) a Coluna Tempo Presente de Levi Vasconcelos (Jornal A TARDE). Segundo o colunista, a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), não teria conhecimento da doação de um terreno, por parte da Prefeitura de Valença, situado no Guaibim, para a construção de mais uma unidade da Universidade na região. As informações indicam que as prioridades da UFRB são outras e Valença, por enquanto, estaria fora de uma possível implantação de cursos de oceanografia e outros. Em tempo. A solenidade de doação do terreno está prevista para acontecer amanhã às 10h00min no auditório do CDL de Valença.
O Portal do Baixo Sul comentou no dia 16 de dezembro de 2009 que a ação da Prefeitura, de enviar projeto de Lei de doação do terreno para a Câmara de Vereadores, apesar de ser um gesto louvável, dificilmente sairia do papel.

Leishmaniose afeta o Baixo Sul


Dados contidos no site da SESAB apontam para uma preocupante realidade em relação à leishmaniose no Baixo Sul do Estado. O município de Taperoá, o que tem mais casos notificados na região, vem apresentando evolução progressiva em casos da doença. Em 2007 foram 125, em 2008 esse número saltou para 326 e em, 2009 chegou a 428 casos. Em Ituberá os números também preocupam, foram 371 casos registrados em 2009. A leishmaniose é uma doença infecciosa causada por um protozoário, a Leishmania braziliensis, transmitida pela picada das fêmeas de mosquitos flebotomídeos, principalmente do gênero Lutzomya, conhecidas popularmente como "birigüi", "mosquito-palha", "corcudinha", etc. Segundo a diretora da 5ª Dires, Elisabeth Costa, em 2009 foi realizado um mutirão, inclusive com participação de servidores de outras diretorias de saúde, visando o combate aos mosquitos em toda a zona rural das regiões afetadas. Os casos notificados estão concentrados na zona rural e o abandono do tratamento pelos pacientes é o principal fator do agravamento da doença. Geralmente, a doença não leva o paciente à morte, mas causa lesões cutâneas e nasofaríngeas deformantes e dolorosas, dificultando a própria alimentação e diminuindo a capacidade para o trabalho.

NOTIFICAÇÕES EM 2009

TAPEROÁ: 428
ITUBERÁ: 371
CAMAMU: 125
NILO PEÇANHA 75
IGRAPIÚNA 50
VALENÇA: 83

147 contraíram dengue em Valença no ano de 2009

Mais um dado negativo referente ao município de Valença está nas estatísticas do governo do Estado. Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) divulgou nesta segunda-feira (18/01) o número de pessoas residentes em Valença que contraíram dengue foi de 147 em 2009, desses, pelo menos um caso está registrado como dengue hemorrágica. Apesar dos números não serem considerados alarmantes, o município é o campeão de casos no Baixo Sul. Em todo o Estado, foram mais de 120 mil casos. Desses, 1.801 trouxeram complicações aos pacientes e 66 causaram óbitos. O município de Itabuna é o recordista absoluto com 14.937 casos notificados.

CASOS NOTIFICADOS
VALENÇA 147
CAIRU 02
CAMAMU 05
GANDU 141
IGRAPIÚNA 05
ITUBERÁ 02
JAGUARIPE 07
NILO PEÇANHA 01
PRESIDENTE TANCREDO NEVES 57
SANTO ANTÔNIO DE JESUS 42
TAPEROÁ 13
SALVADOR 7.309
ITABUNA 14.973

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Concurso da Cesta do Povo tem vagas para o Baixo Sul

A Empresa Baiana de Alimentos (EBAL) publicou Edital (http://concursosnobrasil.com.br/edital-ebal-cesta-do-povo-2010-concurso/) para abertura de concurso público com objetivo de preenchimento de 760 vagas para OPERADOR, ASSISTENTE E ANALISTA. Para o Baixo Sul, a Ebal disponibiliza 20 vagas (veja abaixo), para o cargo de Operador, com 44 horas semanais, salário de R$ 544,00. A Taxa de Inscrição é de R$ 40,00. Pré-Requisitos exigidos: Ensino Médio Completo.
As inscrições serão realizadas no período de 18/01/2010 a 05/02/2010, pela internet no site http://www.fundacaocefetbahia.org.br/ebal/concurso.asp

VAGAS
Valença 03
Camamu 02
Ituberá 04
Maraú 04
Nilo Peçanha 03
Presidente Tancredo Neves 01
Taperoá 03

sábado, 16 de janeiro de 2010

PRE representa contra Geddel e Herzem Gusmão por propaganda eleitoral antecipada


A PRE pede a retirada de todas as propagandas veiculadas irregularmente nos outdoors em todo o estado da Bahia.

O procurador Regional Eleitoral, Sidney Madruga, protocolou duas representações no Tribunal Regional Eleitoral na Bahia (TRE/BA) contra o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, por propaganda eleitoral antecipada. Em uma delas, também representou contra o presidente do diretório municipal do PMDB em Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, pela mesma prática ilegal. De acordo com o artigo 36 da Lei nº 9.504/97, a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição.
Nas representações, a PRE pede, em caráter liminar, que o TRE determine aos réus retirada de todas as propagandas veiculadas irregularmente nos outdoors no prazo de 48 horas.
Por meio de procedimentos administrativos instaurados pela PRE, foi comprovada a veiculação, em diversos pontos da capital baiana e do interior do estado, de mensagens acompanhadas de foto do ministro com dizeres como: “Tô com vocês. Boas-festas. [Geddel.]”, “Um feliz São João para os amigos de São Gonçalo dos Campos. São os votos de Geddel Vieira Lima”. A mesma frase foi veiculada em outdoors e adesivos de veículos nas cidades de Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus, Ibicuí, Euclides da Cunha, Amargosa e Conceição do Jacuípe, todas na Bahia.
Geddel também é alvo de outra representação da PRE, desta vez junto com Herzem Gusmão, por veicular outdoors, em diversos locais no município de Vitória da Conquista, com a mensagem: “Parabéns Conquista: o progresso da Bahia passa por você. Homenagem de Herzem Gusmão e Geddel no aniversário da cidade”.

AUDIÊNCIA DEBATE A IMPLATAÇÃO DE ESTALEIRO

O governo da Bahia promove na próxima segunda-feira (18), às 18h30, uma audiência pública para discutir a implantacão do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, na Associação Atlética Maragojipana, no centro da cidade do Recôncavo baiano. O encontro reunirá as comunidades e autoridades dos municípios de Maragojipe, São Félix, Saubara, Salinas das Margaridas, Cachoeira, Itaparica e Nazaré, além de representantes do Consórcio UTC, Queiroz Galvão e Odebrecht. O empreendimento, com investimentos de cerca de R$ 2 bilhões, deverá gerar 7,9 mil novos postos de trabalho na região.

EX-GESTORES: TAPEROÁ É O CAMPEÃO DE IRREGULARIDADES

De acordo com um levantamento realizado pela Controladoria Geral da União (CGU) e citado pela revista Isto É na edição de 04/11/09, 95% das cidades visitadas pelos fiscais têm problemas na administração dos recursos federais que lhes foram repassados nos últimos anos. Em 2003, por exemplo Taperoá figurou como o município campeão de irregularidades, entre as 50 unidades fiscalizadas, fato que ganhou abrangência nacional, sendo noticiado por vários veículos de comunicação. “Segundo a CGU, as acusações são contra ex-gestores do município. Em 2003, a fiscalização realizada pela CGU tentou ser obstada por agentes municipais, que não só opuseram resistência à entrega de documentos, como tentaram sonegá-los. A CGU tomou conhecimento, ainda, de que, tão logo sorteado o município de Taperoá, fecharam-se as portas da prefeitura e o atendimento ao público permaneceu suspenso por alguns dias. Consta até que contadores e advogados foram convocados para disfarçar a real situação das contas da administração”, revela Rhayssa. Na ação movida contra ex-gestores de Taperoá, o MPF comprovou desvio de cerca de um milhão de reais na aplicação de verbas do Fundef, do PNAE e do PETI por meio de fraude a licitações, montagem de processos e direcionamento do certame.
As informações acima são do Ministério Público Federal /Ba.
NOVOS TEMPOS
A atual gestão do município, que tem como prefeito Toinho do Banco (PT) tem procurado oferecer transparência na gestão pública dos recursos. “Antes, Taperoá era conhecida como o município que cometia essas irregularidades, agora, estamos fazendo uma gestão visando apagar essa triste referência”, disse Toinho.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

VIOLÊNCIA: NÚMEROS APRESENTADOS PELO PORTAL DO BAIXO SUL ESTÃO NO SITE DA SSP/BA

Algumas pessoas disseram não acreditar que os números sobre a violência em Valença, apresentados ontem pelo Portal do Baixo Sul fossem verdadeiros. As estatísticas que estão disponíveis no site da SSP/Ba, não deixam dúvidas: Valença é a campeã ABSOLUTA da violência em todo o Baixo Sul e os registros mostram ainda que o município está com índices superiores à algumas cidades do mesmo porte no Estado. Como exemplo, o município de Jequié com 150.541 habitantes apresenta números que apontam uma maior tranqüilidade em relação à Valença.
Os números apresentados em nosso Blog estão no site da SSP/BA (estatísticas)http://www.ssp.ba.gov.br/estatistica.asp
O PORTAL DO BAIXO SUL em breve vai apresentar um quadro comparativo de municípios de médio porte em toda a Bahia em relação à Valença.

VEJA ABAIXO ALGUNS NÚMEROS DISPONIBILIZADOS NO SITE DA SSP/ NO ANO DE 2009 (De janeiro a Setembro).

VALENÇA:
HOMICÍDIOS: 30
TENTATIVAS: 38
ESTUPRO: 11
ROUBO SEGUIDO DE MORTE : 00
FLAGRANTE: 156
ARMAS DE FOGO APREENDIDAS: 31

SANTO ANTÔNIO DE JESUS
HOMICÍDIOS: 09
TENTATIVAS: 22
ESTUPRO: 03
ROUBO SEGUIDO DE MORTE : 02
FLAGRANTES: 116
ARMAS DE FOGO APREENDIDAS: 14

JEQUIÉ
HOMICÍDIOS: 18
TENTATIVAS: 23
ESTUPRO: 07
ROUBO SEGUIDO DE MORTE : 00
FLAGRANTES: 165
ARMAS DE FOGO APREENDIDAS: 21

GANDU
HOMICÍDIOS: 07
TENTATIVAS: 06
ESTUPRO: 06
ROUBO SEGUIDO DE MORTE : 00
FLAGRANTES: 00
ARMAS DE FOGO APREENDIDAS: 21

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Que Inveja! 2.300 PMs estão trabalhando na Lavagem

Para garantir a segurança dos que participam da festa, 2.300 policiais militares estão trabalhando na Lavagem do Bonfim. Eles foram divididos em seis postos de comando ao longo do trajeto do cortejo. Ao lado do governador Jaques Wagner, o secretário da Segurança Pública, César Nunes, afirmou que o policiamento vai ser reforçado em todas as festas populares e no Carnaval.
Enquanto isso, os pobres mortais que vivem no interior do Estado continuam com a sensação de que a segurança pública foi definitivamente abandonada por aqui.

BONFIM: WAGNER FALA SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA


Questionado sobre a situação da segurança pública na Bahia, o governador Jaques Wagner disse que a situação tem sido utilizada de forma irresponsável pelos contrários com vistas à eleição majoritária deste ano. “A Bahia está cada vez mais preparada. Este é um problema de todos os baianos. Vamos conversar com o presidente Lula para tentar resolver a situação, mas estão utilizando a questão da segurança pública como álibi eleitoral. Sem dúvida, com os investimentos em inteligência e no funcionalismo a segurança está melhor do que era. E tem a luta contra o crack, que é um processo árduo e demorado”, afirmou Wagner.
Informações r foto: Bahia Notícias

REPÓRTER DO BN É ASSALTADO NA LAVAGEM DO BONFIM


O repórter Gusmão Neto do Bahia Notícias foi assaltado por Bandidos (o B maiúsculo é proposital, pois quem manda no país são eles) hoje pela manhã em plena Lavagem do Bonfim em Salvador, quando fazia a cobertura da festa. Os Bandidos lhe apontaram uma arma de fogo. Diante da ameaça, entregou a carteira com todo o dinheiro, cartões de crédito e documentos. Por sorte, o telefone celular sobreviveu, o que permite ao repórter continuar a informar os leitores o que acontece no evento.
As informações são do Bahia Notícias

ITUBERÁ: COLÔNIA JAPONESA RECEBE VISITA DE CÔNSUL


O cônsul japonês em Recife, Akira Suzuki, esteve na cidade de Ituberá, onde entregou na noite da última terça-feira a Comenda Ordem do Sol Nascente com Raios de Ouro e Prata ao colono original da comunidade japonesa da cidade, Tekihiro Miyamoto. A comenda chega para lembrar o pioneirismo dos japoneses na região, que chegaram a esta região da Bahia nos anos 50 depois que o Governo do Estado doou terras abandonadas a japoneses para que estes se instalassem e fizessem do local feudos produtivos. O compromisso era de que o oriental que chegasse ficasse na Bahia por pelo menos três anos. Miyamoto chegou em 1954 e nunca mais saiu de Ituberá. Ele foi premiado pelo auxílio que deu ao desenvolvimento da região e também pela manutenção dos costumes orientais, em uma mistura que acontece em toda a Bahia com diversos povos.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

FRASE DO DIA

"Grande dia em Cairu. Política e pessoalmente. Lançamos obras reencontramos amigos E recebemos apoios. Fim de semana fantástico Vamos em frente".
Geddel Vieira Lima no seu Twitter.

Doenças do aparelho circulatório são as que mais matam em Valença

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), as doenças do aparelho circulatório, em 2009, matou 50 pessoas residentes em Valença. No item “doenças cerebrovasculares foram 19 mortes. As neoplasias (tumores) fizeram 21 vítimas.
Os dados estão no Site da SESAB: http://www.saude.ba.gov.br/cgi/tabnet/int_tabnet.html

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

EXCLUSIVO: Valença é o município mais violento da região


Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia o município de Valença, que possui cerca de 90 mil habitantes é o mais violento de todo o Recôncavo Sul, ganhando inclusive, para Santo Antônio de Jesus. Os dados da Secretaria registraram até o mês de setembro de 2009, 34 homicídios em Valença, enquanto que em Santo Antônio de Jesus os números foram de apenas 09 no mesmo período. Em 2007 Valença registrou 14 homicídios. Em 2008 esse número mais que dobrou, chegando a 35. Enquanto isso, em Santo Antônio de Jesus foram 10 homicídios em 2007 e 05 em 2008.
No quesito tentativas de homicídios Valença também está disparada na frente, foram 41 em 2007, 35 em 2008 e 33 até setembro de 2009.

Câmara de Vereadores de Miguel Calmon devolve mais de 300 mil

Não foi só a Câmara Municipal de Vereadores de Salvador que deu exemplo na utilização das verbas repassadas mensalmente pelo Executivo para pagamento de despesas. A Câmara de Miguel Calmon (a 368 Km de Salvador) conseguiu um fato raro para uma cidade de aproximadamente 28 mil habitantes. Com recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a Câmara devolveu mais de R$ 302.000,00 ao final do exercício de 2009 à Prefeitura. O presidente da Câmara, vereador Kleber Mota, acredita que uma devolução nesse valor é inédita na história do Legislativo local. Com o dinheiro, já foram adquiridos seis veículos, sendo cinco para a secretaria de Saúde e um para a secretaria de Educação, restando ainda R$ 122.000,00 para serem aplicados em outras ”demandas” da cidade. Informações do Política Livre.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

FESTA EM CAIRU


Para abrilhantar o ponto de partida para a transformação do município de Cairu, a administração municipal instituiu uma marca para as comemorações dos 400 anos do município. A Prefeitura patrocinou uma grande festa, com a presença do cantor Silvano Salles no sábado (09/01) e no domingo, a Banda Psirico animou moradores e turistas, a noite terminou com o som da Banda Karanba na Cara, que encerrou com brilhantismo a programação.
O domingo foi marcado também pela e festejos em homenagem a São Benedito.
O destaque ficou pela grande organização do evento, feito pela equipe do prefeito Hildécio, que se preocupou com os mínimos detalhes. A Empresa Doriva Produções ficou responsável pelo evento, com destaque para a qualidade das Bandas, palco e sonorização. A Prefeitura montou um camarote serviu de apoio para autoridades e a imprensa. A Valença FM transmitiu ao vivo o show da Banda Psirico. “Começamos a nos preparar a partir do mês de setembro para esse evento”, afirmou Daniel Figueiredo, um dos principais colaboradores do Executivo Municipal.
SAÚDE E SEGURANÇA
A Prefeitura também se preocupou com a segurança e a saúde. Em visita ao Posto de Saúde de Cairu, constatamos que existiam médico e enfermeiros em regime de plantão. A técnica em enfermagem Irene Marques afirmou que o PSF funciona 24 horas, independente de haver ou não festa na localidade. A atual secretária de Saúde Cíntia Rosenberg, tem feito uma gestão no município, bastante elogiada pela comunidade.

Homenagens a São Benedito
Os festejos decorrentes dos 400 anos de Cairu tiveram neste domingo (100/01) mais um ingrediente para a sua valorização. Festa em homenagem a São Benedito levou a Cairu muitos fies que foram render homenagem ao santo.
Durante o Reinado de São Benedito, foi cumprido o roteiro do Centro Histórico até a Troca da Coroa de Reis e a Descida da Bandeira de São Benedito. As ruas de Cairu, por onde passaram os cortejos, e os três palcos que receberam as atrações foram cuidadosamente decorados pelo cenógrafo e decorador Ed Ribeiro.

Lúcio diz que vai processar Jornal


FOTO: LÚCIO VIEIRA LIMA E MANOEL DE FAUSTO (PRESIDENTE DO PMDB DE VALENÇA)

O presidente do PMDB/Ba, Lúcio Vieira Lima fez um discurso forte ontem (10/01) em Cairu, contra o governo Wagner. “Estamos apoiando a candidatura do ministro Geddel, pois entendemos que ele será capaz de fazer as mudanças que eles não tiveram coragem de fazer”, disse.
Perguntado pelo Portal do Baixo Sul, sobre a reportagem do Jornal A TARDE deste domingo (10/01)e que cita o seu nome na “Operação Expresso”, sobre um suposto esquema de favorecimento da AGERBA para a Empresa TWB. E, Segundo a reportagem, o nome de Lúcio aparece no inquérito da Polícia Civil como um dos envolvidos no caso. “Quero que eles provem que eu tive qualquer participação neste caso, as ligações divulgadas pela Polícia apontam para um certo “gordo”, “gordinho” e “gordo jovem” e em nenhum momento cita o meu nome. Vou pedir que o Jornal prove o que está lá, caso contrário vou processá-los, disse.

PMDB DE VALENÇA PRESENTE
Uma comitiva de aproximadamente 30 pessoas foi até Cairu para recepcionar o ministro Geddel Vieira Lima. Estavam lá: o professor Dário Loureiro, os vereadores Jairo Baptista (PMDB), o presidente do PMDB (Valença), Manoel de Fausto; o Ex-vice-prefeito de Valença Ricardo Moura o PMDB jovem, capitaneado por Ítalo Azevedo, entre outros.

GEDDEL EM CAIRU


Uma grande comitiva esteve neste domingo (10/01) na sede do município de Cairu para recepcionar o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima que chegou por volta das 13h00 acompanhado do presidente do PMDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima. Aliado político do prefeito de Cairu Hildécio Meireles (PMDB), Geddel foi participar das comemorações em homenagem à São Benedito. O ministro concedeu entrevista à imprensa no Convento de Cairu e logo depois almoçou com o prefeito Hildécio Meireles e convidados, entre eles, o professor Dário Loureiro, o vereador de Salvador Sandoval Guimarães, a prefeita de Nilo Peçanha Gracinha (PMDB), o ex-prefeito de Nilo Peçanha, Antônio Galdino entre outros.
O prefeito Hildécio Meireles retificou o seu apoio à candidatura do ministro. Citando a comunicação do governo do Estado, que atribuiu algumas das obras que estão sendo autorizadas em Cairu, Hildécio disse que “eles (governo Wagner) estão pongando em obras que não são deles”, disse. Já ministro Geddel não poupou críticas ao governo Wagner. “Ele, que é amigo do governador, não conseguiu nada para a Bahia, e não foi por falta de oportunidade, mas por incompetência mesmo”, disse Geddel. Também, Geddel alertou que o anúncio da construção da ponte Salvador Ilha de Itaparica, segundo Geddel, o projeto é puramente eleitoreiro. O ministro destacou o governo Lula, dizendo que o presidente é quem tem efetivamente trabalhado pela Bahia.
O prefeito Hildécio Meireles, disse que os “ventos estão soprando a seu favor ministro, o senhor participou nesta manhã da missa na Igreja do Bamfim (Salvador) e agora está aqui para participar das homenagens a São Benedito”, disse Hildécio.

Homenagens a São Benedito


Os festejos decorrentes dos 400 anos de Cairu tiveram neste domingo (100/01) mais um ingrediente para a sua valorização. Festa em homenagem a São Benedito levou a Cairu muitos fies que foram render homenagem ao santo.
Durante o Reinado de São Benedito, foi cumprido o roteiro do Centro Histórico até a Troca da Coroa de Reis e a Descida da Bandeira de São Benedito. As ruas de Cairu, por onde passaram os cortejos, e os três palcos que receberam as atrações foram cuidadosamente decorados pelo cenógrafo e decorador Ed Ribeiro.

400 anos de história


O prefeito Hildécio Meireles fez um relato histórico de datas que marcaram as etapas de consolidação do município de Cairu, sendo que, o ano de 1610 foi implantada a Vila de Nossa Senhora de Cairu. O prefeito destacou a participação da Fundação Odebrecht, através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDES) no projeto de captação de recursos junto ao BNDES no valor de R$ 2,8 milhões para início das obras de Restauração da Fortaleza do Morro de São Paulo. Segundo Hildécio, esse valor só atende 1/3 de toda a restauração. “O município está se preparando para aportar cerca de mais R$ 3 milhões para dar continuidade à obra”, disse Hildécio que destacou ainda a recuperação de bairros no Moro de São Paulo e em toda Cairu, tornando-os locais dignos para seus moradores.

A pacata Cairu, cidade de aproximadamente 15 mil habitantes, localizada no arquipélago fluvial do Rio Una, na região Costa do Dendê ao sul do Estado, está em festa. Neste domingo, 10 de janeiro, a segunda cidade mais antiga do Brasil comemorou 400 anos de fundação, com muita festa, incluindo Missa, shows musicais, desfiles de grupos de cultura de Congado, Chegança e Marujada e visita ao Convento de Santo Antonio, mais importante momumento arquitetônico do município, fundado pela ordem Fransciscana.
Os festejos foram iniciados neste sábado, com a apresentação de orquestra sinfônica, show de fogos e muita animação durante toda a noite co show do cantor Silvano Sales.

Política em alto nível

Um fato que chamou a atenção da imprensa quando da visita do governador Jaques Wagner neste sábado (09/01) ao Morro de São Paulo em Cairu, foi a postura política do prefeito de Cairu, Hildécio Meireles, que é do PMDB e deverá marchar com o candidato ao governo do Estado, o ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima, está relacionado à grande receptividade que Meireles patrocinou para o governador e sua comitiva. Em outros tempos, isso seria inimaginável. Entretanto, durante os pronunciamentos, tanto do prefeito, quanto o governador, não houve manifestação de política partidária, apenas Wagner destacou que “o governo do Estado, quando leva algum benefício aos municípios, não olha se o prefeito é ou não da corrente política do governo”.

R$ 3,2 milhões para Morro de São Paulo


As comemorações pelos 400 anos do município de Cairu, que teve início ontem (09/01) levou ao distrito de Morro de São Paulo o governador Jaques Wagner, que foi ao município para a assinatura da ordem de serviço para início da Requalificação Urbana da localidade, na ordem de R$ 3,2 milhões. Jaques Wagner chegou de helicóptero acompanhado do secretário de Turismo Domingos Leonelli por volta das 10h30min. A comitiva do governador foi recepcionada pelo prefeito de Cairu, Hildécio Meireles (PMDB), que fez questão de acompanhar o governador em um dos veículos, no trajeto do campo de pouso até o receptivo na 2ª Praia. Lá estavam aguardando o governador vários prefeitos, entre eles os prefeitos Ramiro Queiroz (Valença – PR), Ioná Queiroz (Camamu – PT) e Toinho do Banco (Taperoá – PT). Também vereadores de todos os municípios do Baixo Sul foram recepcionar Wagner.
Os discursos e a assinatura da ordem de serviço para a Requalificação Urbana do Morro de São Paulo aconteceu na Igreja Nossa Senhora da Luz. O secretário de Turismo Domingos Leonelli apresentou números de pesquisas sobre a preferência dos Brasileiros em relação à Bahia como principal destino turístico do País, Leonelli também destacou que o Moro de São Paulo é o terceiro destino turístico do Estado.

ASTRAM PARTICIPA DE COMEMORAÇÕES EM CAIRU


A ASTRAM, através do seu presidente Romilson Muniz, participou neste sábado (09/01) da visita do governador Jaques Wagner em Morro de São Paulo para solenidade de assinatura de ordem de serviço de requalificação urbana do Morro de São Paulo. O evento, que teve grande repercussão na imprensa baiana, é o pontapé inicial para coroar as comemorações dos 400 anos do município de Cairu que acontece em 2010. O deputado Zé Neto (PT), um dos deputados mais ligados ao governador Jaques Wagner, participou da comitiva da ASTRAM reafirmando o seu compromisso com os marítimos da região. Zé Neto afirmou que o Projeto de Lei que está na Assembléia Legislativa da Bahia, vai permitir a inclusão de todos os atuais donos de embarcações em uma nova e próspera etapa do ordenamento do transporte hidroviário de passageiros, dando dignidade a milhares de pais e mães de família que atuam na área. “A gente vai melhorar a vida de todos vocês. Eu sempre defendi a autonomia dos donos de embarcações e não uma licitação que exclua os marítimos e privilegie uma única empresa. Estamos construindo um processo que permita que cada dono de embarcação possa ter a sua atividade regulamentada”, disse Zé Neto.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

369 novos postos de trabalho para Valença


A MM Telecom, empresa da área de telecomunicações e energia anunciou hoje pela manhã (08/01), no Programa “De Cara com a Verdade” na Rio Una FM, a abertura de vagas para contratação de 369 profissionais para diversas áreas como: eletricista, auxiliar de eletricista, motorista entre outras. Segundo a representante da Empresa, os interessados deverão comparecer a partir de hoje no PAT de Valença levando currículo, cópias de CPF e RG, comprovante de residência e carteira de trabalho. A seleção começa a ser feita no próximo dia 11 (segunda-feira).

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Apenas 06 casos de Aids notificados em Valença em 2009


Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), apenas seis novos casos foram notificados com pessoas adultas residentes em Valença infectadas pelo vírus HIV em 2009. Desses, três são do sexo feminino e as outras três do sexo masculino. Em 2008 foram notificados nove casos (05 homens e 04 mulheres) e em 2007, quatro casos (02 homens e 02 mulheres).
A maioria dos diagnósticos foi feita em Salvador, isso ocorre devido ao preconceito que as pessoas ainda têm com os infectados pelo o vírus HIV. Os dados são da Diretoria de Informação em Saúde (DIS) visando suprir de forma ágil e atualizada, o provimento de informações à comunidade e demais usuários, desenvolveu com apoio do DATASUS do Rio de Janeiro o TABNET Estadual, possibilitando-os consultar entre outros, dados referentes à Mortalidade, Nascidos Vivos, Doenças de Notificação, e População Residente.

145 casos suspeitos de dengue em Valença em 2009
Segundo a DIS, em Valença ocorreram 145 notificações de pessoas suspeitas de terem contraído dengue. Foram conformados apenas três casos, sendo um de dengue hemorrágica.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dupla assume Secretaria de Cultura de Valença


Segundo informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Valença, a Secretaria de Cultura será doravante comandada por Edvaldo Borges (Bang) (Secretário) e Tatiana Barcelos (Diretora). A assinatura da nomeação pelo prefeito Ramiro Queiroz (PR) aconteceu ontem (05/01). A dupla já se prepara para manter contatos com as manifestações folclóricas e o planejamento para a Festa de Iemanjá no dia 2 de fevereiro. Outra ação que o novo secretário pretende implantar é a reativação do Teatro Municipal de Valença.

Metade dos recursos de prevenção a desastres foi para a Bahia

A Bahia recebeu quase a metade dos R$ 135,1 milhões utilizados pelo governo federal em 2009 para prevenir danos e prejuízos provocados por desastres naturais em todo o país. O estado recebeu R$ 65,4 milhões (48%) do programa de “prevenção e preparação para desastres”; maior valor entre todas as unidades da federação. Juntos, os quatro maiores estados do país – Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul – receberam R$ 8,3 milhões do programa, gerido principalmente pelo Ministério da Integração. A cifra corresponde a apenas 13% do valor designado para a Bahia, estado onde o ministro Geddel Vieira Lima, que controla a pasta, é pré-candidato ao governo nas eleições de 2010.
Informações do site Contas Abertas

EDUCADORES DO PETI MERECEM RESPEITO


Os Educadores sociais do PETI são profissionais que desenvolvem relevantes serviços educacionais e não, apenas, assistenciais, inclusive realizando ações educativas preconizadas nas políticas sociais de fortalecimento das ações sócio-educativas e de convivência comunitária, que são fundamentais para eliminar o problema do trabalho infantil. O que se percebe é que nossos educadores sociais estão cumprindo com a missão de fortalecer as ações de combate ao trabalho e têm obtido êxitos, haja vista a redução do trabalho infantil em nossa região e, em contrapartida, está havendo a exploração da mais valia destes funcionários dedicados e comprometidos com a causa do PETI. Desta forma, necessário que governantes, comunidade em geral e demais segmentos sociais envidem todos os esforços necessários no sentido de buscar ações que valorizem estes profissionais que dedicam suas energias para melhorar a qualidade de vida de milhares de crianças que, se não forem bem cuidadas, poderão aumentar a quantidade de jovens e adolescentes que estão em situação de risco social e que, fatalmente, poderão aumentar a quantidade de jovens que estão sendo tragados pelos vícios das drogas e conseqüentemente aumentando a situação de violência e insegurança pública que estamos a vivenciar em nossa cidade. Desta forma, em 02 de dezembro de 2009, realizei manifestos destinados aos órgãos governamentais competentes (MDS, Governador Jacques Wagner e SEDES) realizando as seguintes denuncias e solicitações:
1) Denunciei o fato de os educadores do PETI, em nossa cidade, estarem sem receber seus salários há mais de três meses. Durante o ano de 2009, estes profissionais têm sofrido com os atrasos cometidos pela empresa ADESOL, empresa responsável pela coordenação do PETI em Valença e em outras regiões do Baixo Sul. Destaque-se que o Poder executivo, através da secretária de ação social – Jucelia Nascimento – e sua equipe, tem envidado todos os esforços necessários para solucionar esta questão; entretanto, a responsabilidade pelo pagamento aos educadores do PETI é do Estado. Importante ressaltar que a vereadora Maria Helena Cabral esteve acompanhando os monitores do PETI à Salvador em busca de solução para este grave problema.
2) Reivindiquei ESTABILIDADE NO EMPREGO desses profissionais, haja vista que há mais de sete anos os mesmos desenvolvem ações educativas e participaram de vários processos seletivos.
3) Reivindiquei que os Educadores sociais do PETI tenham direito a período de férias, haja vista que, além de questões legais, os mesmos desenvolvem atividades educacionais e merecem possuir os mesmos direitos que outros profissionais da área educacional.
4) Reivindiquei que estes profissionais tenham salário digno, no mínimo compatível com o salário dos professores.
Assim, a causa dos educadores do PETI é uma causa não somente deles, mas, de TODOS aqueles que compreendam que a luta para a erradicação do trabalho infantil depende de profissionais qualificados e comprometidos e, da forma como está, quero acreditar que o PETI poderá não alcançar seus objetivos, pois, queremos erradicar o trabalho infantil, mas, não podemos explorar o trabalho de homens e mulheres que estão a abraçar esta causa.
Tudo o que queremos é RESPEITO ao EDUCADOR do PETI, dando-lhes condições dignas de trabalho e a valorização que lhes está sendo negada.
Vereador Reginaldo Araújo

POLÍCIA PRENDE HOMEM QUE TENTOU MATAR O PRÓPRIO PAI


A POLÍCIA CIVIL DE VALENÇA PRENDEU, NESTA SEGUNDA-FEIRA, 04/01, POR VOLTA DAS 12:00 HORAS, NA LOCALIDADE DE "TRES MISSAS", ZONA RURAL DE VALENÇA, ANTONIO SENA, VULGO "ANTONIO LAMBANÇA", DE 42 ANOS, POR TER NO DIA 15/11 DO ANO PASSADO, ESFAQUEADO SEU PAI, ELEOTÉRIO SENA, DE 64 ANOS, E NO DIA 30/12 NA COMPANHIA DE OUTRO INDIVÍDUO CONHECIDO COMO "JÚNIOR", TER EFETUADO UM DISPARO DE ARMA DE FOGO CONTRA A CASA TAMBÉM DE SEU PAI.
INFORMAÇÕES DO S,I. DE VALENÇA