Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Camamu completa 118 anos de emancipação política





CAMAMU
No último dia27/06, o município de Camamu, no Baixo Sul do Estado, completou 118 anos de emancipação política e 449 de sua fundação. A prefeita Ioná Queiroz (PT) aproveitou a data para inaugurar as instalações do Credibahia, do lançamento da Pedra Fundamental do INSS de Camamu e inaugurou a Rua da Manilha, antiga reivindicação da comunidade camamuense. A festa de aniversário da cidade teve início com a realização de uma missa na Igreja ...,os munícipes também puderam assistir a apresentações de quadrilhas e casamento na roça, na Praça Dr. Francisco Xavier Borges, evento de iniciativa da El Paso que apresenta a 1ª Mostra de Arte nas Ruas do Baixo Sul, através do Projeto Baixo Sul da Cultura Popular. À noite, a grande pedida foi tomar um licor e se deliciar com comidas típicas no belíssimo Arraiá montado em frente ao Fórum, espaço que foi especialmente decorado para o São João.

ANIVERSÁRIO
Várias autoridades estiveram presentes ao evento. Entre elas, o deputado federal Geraldo Simões (PT), o presidente da CUT, Martiniano Costa, o deputado Estadual Javier Alfaia (PC do B), vereadores, secretários municipais ente outros. O deputado Geraldo Simões (PT) afirmou que os benefícios para Camamu estão apenas no começo: “é apenas um aquecimentozinho”, comemorou. Javier Alfaia também se mostrou otimista e culpou os ex-governantes pelo atraso no Estado. “Uma pesquisa apontou que cerca de 4.200 escolas no Brasil não tinham água, dessas, 1/3 estavam na Bahia”, criticou. Martiniano Costa disse está otimista com as mudanças na política do Baixo Sul, especialmente Camamu e Taperoá, “a população desses municípios entenderam o recado e resolveram mudar. A CUT é parceira dessa mudança e tem trabalhado para melhorar a geração de emprego e renda dos trabalhadores”, destacou.

AGÊNCIAS
Helder Falker, gerente regional da Desenbahia afirmou que as agências da Desenbahia e INS serão importantes ferramentas para geração de emprego e renda em Camamu. Ele destacou a importância da flexibilização do crédito para os pequenos empreendedores que terão agora uma agência de fomento capaz de oferecer crédito sem burocracia.
Já a agência do INSS vai oferecer maior comodidade e economia aos moradores de Camamu, pois agora não precisarão se deslocar até Valença para resolverem problemas junto ao Órgão.

AINDA É CEDO
Questionados sobre os quase seis meses da administração da prefeita Ioná, alguns moradores se mostraram preocupados, mas a grande maioria ouvida pela nossa reportagem, tem esperanças em dias melhores. “Antes a gente não podia nem sonhar”, reclama uma moradora. Perguntada por que não quis se identificar, ela disse temer por futuras perseguições. Já o comerciante José Cirilo, que reside na parte baixa da cidade, disse acreditar em uma nova fase no município, para ele, Ioná significa mudança. “Não votei nela, mas estou vendo um bom começo de governo, principalmente pelo apoio que a prefeita Ioná está tendo do governo Wagner e do presidente Lula, disse Cirilo.

Governador garante hospital
Durante a inauguração da Estrada Camamu-Itacaré, o governador Jaques Wagner, que estava acompanhado do secretário de Saúde Jorge Solla, anunciou a construção do hospital de Camamu. O equipamento vai permitir que a comunidade camamuense tenha procedimentos hospitalares que atualmente só são possíveis em Valença. O Governo do Estado, inclusive, já enviou uma equipe de técnicos à Camamu para iniciar os procedimentos para a construção do hospital.

Um comentário:

  1. REALMENTE A POPULAÇÃO CAMAMUENSE PRECISA MESMO DE UM HOSPITAL.NÃO É JUSTO AS PESSOAS QUE PRECISAM DE ATENDIMENTO MÉDICO, TENHAM QUE SE DESLOCAREM PARA OUTRA CIDADE PARA SEREM ATENDIDAS.
    CAMAMÚ EVOLUIU BASTANTE...TA LINDA!!!!SÓ FALTA MESMO UM HOSPITAL PARA VALORIZAR AINDA MAIS ESSA CIDADE. ADOOOOOOOOOOOORO ESSE LUGAR!!!!!LÚ.

    ResponderExcluir